As vendas on-line no agronegócio são
resultado das transformações que o setor está passando nos últimos meses.
Afinal, muitos profissionais da área viram que o ambiente digital tem espaço
para todos, inclusive para o campo.
No entanto, para que as vendas para
a agricultura aconteçam de forma satisfatória, alguns pontos precisam ser
levados em consideração. As transações por plataformas digitais cresceram, em
média, 41%. Na agro-revenda, o estimado de crescimento foi de 9%.
Aqui vamos apresentar alguns pontos
para você iniciar suas vendas on-line no agronegócio. Portanto, continue
acompanhando e saiba como modernizar o seu negócio do campo. Boa leitura.
O mundo mudou depois da pandemia da
Covid-19. Todos os setores foram impactados e com a agricultura não seria
diferente. O modo de consumo do cliente mudou, o que antes era feito
presencialmente, agora é tudo, se não a maioria, pelo digital.
A expansão do acesso e dos produtos
e serviços on-line se torna cada vez maior. No agronegócio essa realidade está
iniciando, portanto, o empreendedor rural passou agora a ter mais um canal de
venda dos seus produtos.
Apesar de muitos produtores ainda
serem desconfiados quanto ao uso da tecnologia, é preciso salientar que quem
não se modernizar perderá espaço no mercado. Com o tempo, será esquecido
também. Portanto, esse é o principal motivo para iniciar as vendas on-line no
agronegócio, se manter vivo no mercado.
Outro ponto que vale a pena destacar
é que quando o produtor aposta na modernização dos seus processos de venda, com
o intuito de acompanhar a transformação digital, ele aumenta o seu ticket
médio. Dessa forma, o empresário do campo tem a chance de culminar em uma
grande vantagem competitiva.
É importante que o agroprodutor
pense sempre no cliente como o centro de tudo. Em vendas on-line, é preciso
pensar em formas fáceis e eficientes do produto chegar até o consumidor de
forma rápida e com segurança.
Em primeiro lugar, é necessário
pensar em todas as particularidades do universo digital. Sendo assim, o
produtor rural deve investir em sua reestruturação interna, permitindo que as
vendas on-line no agronegócio caminhem lado a lado com as negociações físicas.
É importante compreender toda a
jornada do cliente on-line. Ele realiza a pré-compra, efetiva o pagamento e
percebe o pós-compra. Ou seja, desde o preço até a entrega do produto,
avaliando as embalagens, agilidade e precisão. O cliente deve receber o produto
certo, na embalagem correta, sem avarias e respeitando a legislação e as especificações
técnicas dos produtos.
Outro ponto que é preciso se atentar
é quanto ao comportamento do consumidor da metrópole e do campo. Afinal, o
segundo está acostumado a comprar em localidades menores, pois seus valores e
percepções são diferentes.
Vender on-line no agronegócio pode
ser por dois formatos, delivery ou e-commerce. Mas em ambos os formatos o
cliente deve ser sempre o centro de toda situação.
O modelo e-commerce é para uma
compra mais planejada, onde o preço, formato de entrega e os meios de pagamento
são fundamentais para que o cliente decida comprar. Quem opta pelo delivery, vai
pela agilidade e, normalmente, a venda é local, pois as entregas são feitas em
um curto espaço de tempo.
É importante que o produtor rural
inicie suas vendas on-line no agronegócio com a estrutura que melhor atenda o
seu tipo de consumidor. Além disso, é importante visar um planejamento. Afinal,
se você quer vender para pessoas em outras cidades ou estados, a opção do
e-commerce é a sua melhor escolha.
Veja abaixo algumas dicas
importantes para você iniciar a sua jornada como empresário virtual:
Saber o que e onde vender o seu
produto é fundamental. Portanto, o produtor rural precisa decidir qual
plataforma irá usar para fazer os seus negócios. Lembramos que não é necessário
começar um site do zero, há plataformas totalmente seguras e prontas para serem
utilizadas.
Para definir qual o melhor modelo de
plataforma, analise os seguintes pontos:
·
Estrutura logística;
·
Transporte e armazenamento dos produtos;
·
Estoque;
·
Fornecedores;
·
Formato tributário;
·
Área de atuação;
·
Formas de pagamento;
·
Canais de comunicação.
Todo empreendimento, seja ele físico
ou digital, precisa ter um marketing forte. Depois que você reunir todas as
informações que precisa para estruturar as suas vendas on-line no agronegócio,
é importante planejar o seu marketing. Afinal, é importante conquistar o
consumidor!
Nessa hora, apostar no marketing
digital é essencial para construir o seu posicionamento no ambiente on-line.
Portanto, invista em e-mail marketing, produção de conteúdo, divulgação e
esteja presente em diferentes canais.
Dessa forma, você vai conseguir
divulgar o seu negócio rural para mais pessoas, atingindo um público maior. Uma
dica: caso não tenha experiência e nem saiba por onde começar, conte com uma
equipe especializada no assunto.
As vendas on-line no agronegócio
trazem grandes vantagens para os profissionais. Elas não são uma tendência
passageira, pois o futuro é virtual e espera-se que todas as compras sejam
feitas de forma digital. Portanto, daqui há alguns anos o consumidor não
precisará mais ir a um estabelecimento físico.
Pensando nisso, o CAMPIÃO chegou
para ajudar o produtor rural em suas vendas on-line. Levamos ao empreendedor do
campo a solução ideal para que o seu negócio funcione perfeitamente.
Nosso intuito é ajudar o agricultor
a alimentar o mundo. Portanto, somos o maior entreposto virtual, unindo
pequenos e grandes produtores e varejistas em uma imensa rede de marketplace
que atende todo o Brasil.
Levamos até o empreendedor o campo
uma ferramenta completa para que ele ofereça os seus produtos de forma prática
e simples. Lembramos que não participamos de nenhuma negociação, é tudo feito
diretamente entre você e o seu cliente. Nós só disponibilizamos o espaço!
Se você quer iniciar as suas vendas
on-line no agronegócio, venha conhecer o CAMPIÃO. Ter um empreendimento
virtual faz toda a diferença! Clique aqui e conheça a nossa plataforma.